sábado, 20 de novembro de 2010

A crise econômica global e os banqueiros espertos! - por Marcos Doniseti!


A crise econômica global e os banqueiros espertos! - por Marcos Doniseti

Comento abaixo duas mensagens postadas no blog do Nassif e do Azenha a respeito da atual crise financeira e econômica global (via blog Guerrilheiro do Entardecer do dia 27/02/2009):

1) "Dizem que se todo dinheiro depositado em paraísos fiscais voltar a circular na economia mundial a crise financeira vai acabar…". comentário postado por Mauricio, no blog do Nassif (tópico "A Ameaça às lavanderias");

2) "Essas crises são como equações matemáticas recursivas. Elas acontecem de tempos em tempos. É o grand finale de um enorme roubo de recursos. Vocês não veem desse modo? Por favor gente. Prestem atenção!!!!" comentário postado por Bruno, no blog do Azenha (tópico "Roubini e o fracasso do jornalismo econômico");

Estes dois comentários, a meu ver, mataram a charada a respeito da atual crise econômica mundial, que foi provocada pela farra especulativa que tomou conta da economia dos países ricos nas últimas décadas.

Afinal, o que foi essa farra especulativa globalizada se não uma forma legal (embora nem sempre,vide o Madoff...) que o sistema financeiro desenvolveu de se apropriar dos recursos das pessoas, aplicá-los em inúmeros investimentos financeiros com nomes exóticos (fundos de hedge, derivativos, fundos cambiais, etc), embora sem lastro ou garantia alguma (embora, é claro, seja dito para as pessoas que é tudo garantido e lastreado em negócios altamente lucrativos e seguros), lucrar horrores com isso e, depois, embolsar os lucros, bônus e as comissões por terem convencido as pessoas a deixar o seu dinheiro com eles???

Isso mostra o seguinte: não existe 'bicho' mais esperto do que banqueiro.

Em vez de chegar para as pessoas e gritar 'mãos ao alto, isto é um assalto!', eles falam assim:

"Meu caro colega, como têm passado? a família vai bem? aliás, por falar em família, você deveria se preocupar com o futuro dos seus filhos, em dar uma velhice segura para você e a sua amável esposa. Então, porque você não aplica o seu dinheiro conosco? Temos inúmeras opções de investimento, desenvolvidas especialmente para você, como derivativos, fundos cambiais, fundos de hedge, CDBs, etc, etc, etc. Se você o fizer, ganhará muito dinheiro com isso e a sua família estará com o futuro garantido. Então, o que você está esperando?".

E ainda você tem inúmeros consultores, economistas, analistas econômicos que irão provar (afinal, são muito bem remunerados para isso), através de inúmeros modelos matemáticos e o escambau, o quanto esse sistema é racional, lindo e maravilhoso e que todos sairão ganhando com ele.

Falem a verdade: Isso não é muito mais eficiente do que simplesmente gritar 'mãos ao alto! isso é um assalto!'?.

É verdade que o dia do acerto de contas chega e daí toda essa especulação financeira irracional e desenfreada irá desmoronar (como sempre acontece) e o patrimônio das pessoas irá virar pó e o sistema financeiro irá quebrar.

Mas, quando isso acontecer, basta fazer o de sempre: recorrer ao Estado para salvar a tudo e a todos, socializando os prejuízos.

O que interessa, mesmo, é que os lucros acumulados durante essa fase especulativa já foram devidamente apropriados pelos banqueiros, executivos financeiros, enfim, pelos capitalistas financeiros globalizados, que ganharam trilhões sob a foma de lucros, bônus, comissões, opção de ações, etc, etc, etc. E é claro que essa dinheirama toda está muito bem protegida, espalhada pelos paraísos fiscais do planeta (Suiça, Ilhas Cayman, Panamá, Luxemburgo, etc, etc, etc).

Aliás, isso explica porque, agora, os EUA e a UE decidiram apertar o cerco sobre os paraísos fiscais, querendo ter acesso aos dados das pessoas que guardaram o capital do qual se apropriaram quando a farra especulativa globalizada estava a mil por hora. A verdade é que enquanto estes paraísos fiscais existirem, não será possível superar, de fato, a crise, pois os donos do capital sempre terão como proteger o que acumularam, tenha sido esta riqueza obtida de forma legal ou não.

Eta banqueirada esperta, sô!!

Nenhum comentário: