quinta-feira, 7 de junho de 2012

Apanasenko: O Herói Esquecido da 2a. Guerra Mundial! - por Marcos Doniseti!

Apanasenko: O Herói Esquecido da 2a. Guerra Mundial! - por Marcos Doniseti 


(texto originalmente publicado no blog Guerrilheiro do Entardecer no dia 24/01/2011)


Um dos 'Heróis Esquecidos' da Segunda Guerra Mundial foi um general soviético, Josef Apanasenko, que comandou o Exército Vermelho no Extremo Oriente durante o conflito.


Mesmo sem disparar um único tiro ele desempenhou um papel fundamental para que a URSS conseguisse resistir e, ao fim, se tornasse uma das nações vitoriosas do conflito.


Não sei se alguém conhece a história dele.


Bem, quando a Alemanha Nazista invadiu a URSS (em 22/06/1941) os japoneses ficaram esperando os soviéticos começarem a transferir divisões do Extremo Oriente para lutar contra os alemães e, assim, com o Exército Vermelho enfraquecido, os japoneses invadiriam a URSS.


Inclusive, os alemães esperavam por esse ataque japonês, mas ele não aconteceu, o que impediu a URSS de ser destruída numa guerra em duas frentes. Porém, a questão é: Por que o ataque japonês contra a URSS nunca aconteceu? Qual foi o motivo disso?


Aí é que o Apanasenko entra na história.


Ele decidiu substituir as divisões (bem treinadas e bem equipadas) para enfrentar os alemães por novas divisões (de segunda classe). Mas ele decidiu tentar enganar os japoneses e deu, para as novas divisões, o mesmo nome e número das divisões enviadas para enfrentar os alemães. E os japoneses nunca descobriram isso.


Dessa maneira, os japoneses pensaram que o Exército Vermelho estava tão forte, no Extremo Oriente, quanto antes da invasão alemã.


E como os japoneses já haviam sido derrotados em 1939, na Batalha de Khalkhin-Gol, pelo Exército Vermelho, os mesmos decidiram que somente atacariam a URSS novamente quando tivessem uma grande superioridade sobre os soviéticos.


Mas, o trabalho brilhante de Apanasenko inviabilizou isso e impediu que a URSS tivesse que lutar a SGM em duas frentes (contra Alemanha e Japão). E o mais incrível é que ele fez isso usando apenas os recursos (materiais e humanos) da própria região, sem receber qualquer ajuda do governo central soviético.


No Extremo Oriente, Apanasenko usou terras férteis, mas que estavam improdutivas, para alimentar os soldados. Fábricas que estavam com a sua capacidade ociosa foram colocadas para funcionar a pleno vapor. Até militares que haviam sido expurgados do Exército Vermelho em 1937-1938 o general Apanasenko mandou libertar dos campos de prisioneiros e convocou-os novamente para lutar pela URSS.


Com medidas como essa, Apanasenko tornou possível que a Divisão do Extremo Oriente se mantivesse extremamente forte e, assim, impediu que a URSS fosse invadida pelos japoneses e, assim, terminasse derrotada.


Fico imaginando quais teriam sido as consequências da URSS, no final de 1941, ter que enfrentar uma guerra em duas frentes, contra a Alemanha e o Japão. Creio não ser nenhum absurdo imaginar que as mesmas poderiam ser as seguintes:


1) Derrota da URSS na guerra;


2) Domínio de toda a Europa pela Alemanha Nazista;


3) Domínio do Extremo Oriente e de toda a Ásia pelo Japão, que poderia dividir as colônias britânicas e francesas (asiáticas e africanas) com os alemães;


4) Rendição da Grã-Bretanha, que não teria nenhuma condição de resistir, sozinha, por muito mais tempo, depois que a URSS fosse destruída;


5) Com o domínio da Europa, Ásia e África garantidos, Alemanha e Japão poderiam usar os 2 ou 3 anos seguintes para preparar um ataque conjunto contra os EUA.


6) O Japão atacaria pela Costa Oeste dos EUA e a Alemanha pela Costa Leste. Com isso, os EUA teriam sido derrotados.


Assim, Japão e Alemanha Nazista dominariam o Mundo inteiro e o dividiriam entre si. E hoje seria muito grande a possibilidade de que todos nós estivessémos sendo obrigados a gritar coisas horripilantes como 'Sieg Heil' e 'Heil Hitler'.


Foi 'apenas isso' que o Apanasenko impediu que acontecesse.


Fora isso, o Apanasenko não fez mais nada.


E o mais incrível: sem disparar um único tiro.


Link:


http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2011/01/apanasenko-o-heroi-esquecido-da-2a.html


Obs: As informações deste texto foram retiradas do livro 'Um Stalin Desconhecido', dos irmãos Roy e Zhores Medvedev. 

Nenhum comentário: