quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Afinal, a pesquisa do Datafolha está correta, mesmo? - por Marcos Doniseti!

Afinal, a pesquisa do Datafolha está correta, mesmo? - por Marcos Doniseti!



Segundo a mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada hoje, o PT tem 24% das preferências na capital paulista (pesquisa de hoje) ou 25% (pesquisa da semana passada).

Antes do horário eleitoral começar, Haddad tinha apenas 21% dos votos do eleitorado petista  e Russomano tinha 33%. Na primeira pesquisa pós-horário eleitoral, ele subiu para 40% entre os petistas  e Russomano caiu para 29%.

Agora, depois de mais uma semana de horário eleitoral com o Lula aparecendo todos os dias apoiando o Haddad e com este reforçando a sua ligação com o governo de Marta (que teve muitas realizações importantes para a cidade, como CEUs e Bilhete Único), o que aconteceu?

Estranhamente, na pesquisa Datafolha divulgada hoje, Haddad voltou a cair na preferência dos petistas, para 37%, e o Russomano subiu para 33%.

Oras, a tendência é a de que, à medida que os eleitores petistas vão tomando conhecimento de que Haddad é o candidado do partido, as suas intenções entre estes eleitores vá crescendo com o tempo, como aconteceu na primeira semana de campanha no rádio e na TV.

Então, como é que se pode explicar essa reversão da preferência dos petistas pelo Haddad num momento da campanha em que a sua identificação com Lula e com o PT estão aumentando?

Aliás, nota-se que a queda de Haddad entre os eleitores petistas foi de 3 p.p. (de 40% para 37%), e que é justamente a margem de erro do Datafolha nesta eleição.

Que fique bem claro: Não estou acusando o Datafolha de manipulação, até porque não tenho elementos suficientes para fazer uma acusação como essa, mas que essa nova pesquisa trouxe alguns dados estranhos, ah, isso ela trouxe, sim.

Vamos aguardar as próximas pesquisas (Ibope e, se for realizada, do Vox Populi) para constatar se houve, mesmo, essa reversão de intenção de votos em Haddad por parte dos eleitores petistas da capital paulista. 

Links:

Zé Dirceu comenta pesquisa Datafolha:

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2012/09/pesquisa-datafolha-e-trackings-dos.html

Pesquisa Datafolha:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/1148562-russomanno-volta-a-crescer-e-se-distancia-de-adversarios.shtml

Datafolha: Pesquisa espontânea mostra empate entre Haddad e Serra!

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2012/09/datafolha-haddad-empata-com-serra-na.html

Nenhum comentário: