sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Datafolha: 50% dos eleitores ainda não assistiram ao horário eleitoral em SP! Haddad é virtual desconhecido para 47% dos eleitores! - por Marcos Doniseti!

Datafolha: 50% dos eleitores ainda não assistiram ao horário eleitoral em SP! Haddad é virtual desconhecido para 47% dos eleitores! - por Marcos Doniseti!


Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, realizada nos dias 10 e 11 desta semana e divulgada no dia 12 (quarta-feira passada), 50% dos eleitores paulistanos ainda não assistiram a nenhum programa eleitoral na TV.

Na pesquisa Datafolha da semana anterior (realizada nos dias 03 e 04 de Setembro), este índice era de 57%. Outros dados importantes desta pesquisa é que 9% dos eleitores disseram ter um pequeno interesse na eleição, enquanto outros 22% diziam não ter nenhum interesse na mesma. Isso dá um total de 31% dos eleitores que pouco se importam com a eleição, quase 1/3 do eleitorado, portanto.


Desta maneira, o crescimento do interesse dos eleitores pela campanha eleitoral se dá de forma gradual.


Isso mostra que estes eleitores ainda não se preocuparam em acompanhar a campanha eleitoral na TV e que eles deverão se informar mais a respeito da mesma apenas nas últimas semanas.


Isso talvez ajude a explicar a desaceleração do crescimento de Fernando Haddad nas pesquisas depois da primeira semana de campanha no rádio e na TV.


Após a primeira semana de exibição da campanha na TV ele passou de 8% para 14%, segundo o Datafolha. A partir daí, Haddad diminuiu a velocidade do seu crescimento, chegando aos atuais 17% e estando empatado tecnicamente com Serra (que teve 20%).


Segundo os especialistas, grande número de eleitores assistem  aos programas eleitorais na primeira semana e, depois, volta a fazer o mesmo na semana final de campanha. Outros eleitores vão se interessando pelo tema à medida que a data da eleição se aproxima. 


Porém, há uma boa notícia para Haddad na pesquisa Datafolha dos dias 10 e 11 de Setembro: Entre os eleitores que assistiram ao horário eleitoral, 34% elegeram o programa de Russomanno como sendo o melhor, 25% escolheram o programa de Haddad e 19% consideraram o programa de Serra como sendo o melhor.


Assim, Haddad fica 6 p.p. à frente de Serra entre os eleitores que viram à propaganda na TV. Caso isso se mantenha até o final da campanha, crescem muito as chances do candidato do PT ir para o segundo turno contra Russomanno.


E temos mais um fator que dificulta, ainda, o crescimento de Haddad nas pesquisas, que é o elevado grau de  desconhecimento da sua candidatura pelso eleitores.


Segundo o Datafolha de 10 e 11 de Setembro, 16% dos eleitores 'não o conhecem' e outros 31% o conhecem somente 'de ouvir falar', o que dá um total de 47% dos eleitores que pouco ou nada sabem sobre o candidato do PT à prefeitura de São Paulo.


Portanto, somente quando Haddad for bem mais conhecido por todo o eleitorado paulistano é que se poderá ter uma idéia melhor de qual é o seu real potencial de votos nesta eleição. 

 
 Link:
 http://datafolha.folha.uol.com.br/

2 comentários:

BRASIL ESPÉRANÇA Tadeu disse...

ninguem gosta de horario gratuito de propagando eleitoral na tv. com certeza a queda de audiencia deve ser bem grande. O Correto é HADDAD ir para as ruas se ele quer ganhar as eleiçoes. deixar de ser desconhecido, porque o povo paulista so ver por la os tucanoscorrupicion entao nao adianta ficar so em horario eleitoral.

Francisco Menezes Reis disse...

Nas ultimas duas semanas e com exposicoes de possiveis debates, Haddad ficara mais conhecido e acredito que chegara ao segundo turno bem proximo do Russomanno. Ta lento mesmo essa subida e a polarizacao com Serra que poderia talvez ajudar nao esta funcionando, deixando Russomanno sozinho na frente e assim uma margem pequena para subir. Porem o Datafolha indica varios e varios dados de grande potencial de crescimento de Haddad, e uma rejeicao monstra de Serra. Isso pra mim indica o que deve acontecer nos proximos dias.