sábado, 22 de setembro de 2012

O PT e a 'Terceira Via'! - por Marcos Doniseti!

O PT e a 'Terceira Via'! - por Marcos Doniseti!


O jornalista e blogueiro Rodrigo Vianna, um dos melhores da imprensa e da Internet brasileira, escreveu um ótimo texto a respeito do crescimento de uma 'Terceira Via' política-eleitoral no Brasil atualmente.

Mas, Rodrigo dá a entender que o crescimento desta 'Terceira Via' se dá ao mesmo tempo em que o PT estaria se enfraquecendo e é neste ponto que eu discordo dele.

Entendo que essa 'Terceira Via' política-eleitoral, apontada pelo Rodrigo Vianna, está em franco processo de formação, sim, mas isso se dá mais em função do progressivo enfraquecimento da oposição liderada pelo PSDB-DEM-PPS do que por uma queda do PT que, até o momento, ainda não se confirmou.

O fato de que mesmo em estados importantes governados pelos tucanos (Minas Gerais e Paraná, por exemplo) o PSDB sequer tenha candidato à prefeito da capital demonstra claramente esse enfraquecimento da oposição demotucana nestas eleições. Em Goiânia, o desgaste de Marconi Perillo é tanto que os tucanos decidiram escondê-lo dos eleitores. 

Em Porto Alegre, o candidato do PSDB tem cerca de 1 a 2% nas pesquisas, devido ao brutal desgaste provocado pelo fracassado e catastrófico governo de Yeda Crusius. Em São Paulo, tudo aponta para uma derrota acachapante de Serra, que tem grandes chances, inclusive, de ficar de fora do segundo turno. 

No Rio de Janeiro, o candidato tucano tem cerca de 3% nas pesquisas, mostrando a fraqueza do PSDB na segunda cidade mais populosa e mais rica do Brasil. Inclusive, o líder disparado nas pesquisas, Eduardo Paes (PMDB) tem um vice do PT. O mesmo acontece em Manaus, onde Vanessa Grazziotin, do PCdoB, empatou com Arthur Virgílio (PSDB) e já lidera as intenções de voto para o segundo turno (43% X 39%). E o vice de Vanessa é do PT (Vital Melo).

Já no caso do PT, temos vários exemplos de crescimento dos candidatos do partido. Isso acontece em várias capitais do país nas quais os candidatos petistas já começaram a crescer, tendo chances de ir para o segundo turno, como são os casos de Salvador, Cuiabá, Fortaleza e de João Pessoa. E em Goiânia, o prefeito da capital, o petista Paulo Garcia, tem tudo para vencer a eleição no primeiro turno. 

No Recife, o desgaste provocado por um prefeito petista mal avaliado pela população (de João da Costa) piorou a situação de Humberto Costa, mas este ainda luta por uma vaga no segundo turno.

Sem falar que em São Paulo, Haddad encontra-se tecnicamente empatado com Serra, embora ainda seja bastante desconhecido de grande parcela do eleitorado paulistano e segundo as pesquisas diárias (trackings) de vários partidos, ele tem chances reais de ir para o segundo turno, mesmo sem jamais ter disputado uma eleição em sua vida pública. 

Portanto, considero muito prematura essa avaliação de que o PT está saindo enfraquecido destas eleições.

Isso me parece que está acontecendo com os candidatos do PSDB-DEM-PPS. 

E o crescimento e a consolidação de uma 'Terceira Via' política-eleitoral, que tem tudo para beneficiar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, está se dando justamente em cima dos destroços resultantes da decadência da trinca anti-lulista e que é formada pelo PSDB-DEM-PPS.


Links:

Cuiabá: Candidato do PT sobe 15 pontos e chega 29%:

http://g1.globo.com/mato-grosso/eleicoes/2012/noticia/2012/09/em-cuiaba-mauro-mendes-tem-38-e-ludio-tem-29-aponta-ibope.html

João Pessoa: Candidato do PT sobe 15 pontos e lidera com 29%:

http://g1.globo.com/pb/paraiba/eleicoes/2012/noticia/2012/09/cartaxo-tem-29-cicero-20-e-maranhao-18-aponta-ibope.html

Recife: Candidato do PT disputa vaga no 2o. turno:

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/politica/?p=20955

Goiânia: Paulo Garcia chega a 59% dos votos válidos:

http://oglobo.globo.com/pais/ibope-paulo-garcia-pt-lidera-disputa-em-goiania-com-41-6086348

Vanessa Grazziotin sobe para 29% e empata com Arthur Virgílio:

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,ibope-traz-virgilio-e-vanessa-empatados-em-manaus,933475,0.htm

Elmano (PT) sobe para 19% e empata tecnicamente em 1o. lugar:

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2012/ce/fortaleza/noticias/0,,OI6151316-EI20634,00-Ibope+tres+candidatos+aparecem+empatados+em+Fortaleza.html

Nenhum comentário: