sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cuba e o IDH da ONU! - por Marcos Doniseti!

Cuba e o IDH da ONU! - por Marcos Doniseti!

Mesmo sem ser um Império que domina e ataca outros países, Cuba tem um  índice de mortalidade infantil menor do que o dos EUA, algo que a Yoani nunca faz questão de lembrar. Porque será, hein? 

Consultem o IDH da ONU no Wikipédia e lá vocês irão descobrir que, entre os países da América Latina, Cuba fica atrás apenas do Chile, da Argentina e do Uruguai no ranking que indica a qualidade de vida dos povos pelo mundo afora.

Enquanto isso, os países vizinhos de Cuba (El Salvador, Haiti, República Dominicana, Honduras, Guatemala, etc) tem um desempenho muito inferior ao cubano.

Vejamos a classificação deles:

Cuba posição 51;
Rep. Dominicana posição 98;
El Salvador posição 105;
Honduras posição 121;
Guatemala posição 131;
Haiti posição 158.

Portanto, não há o que comparar.

O povo cubano desfruta de condições de vida infinitamente melhores do que a dos povos de seus países vizinhos, com os quais possui uma história comum de exploração colonial e neocolonial por parte das potências européias e dos EUA durante mais de 400 anos.

Assim, mesmo tendo uma 'origem' histórica semelhante (país colonizado, escravidão, dependência externa, etc) Cuba está em situação muito melhor do que a dos países vizinhos, historicamente dominados pelos EUA desde o final do século XIX e que não conseguiram romper com essa relação de submissão e dependência em relação ao Império Ianque.

Links:

La Dolce Vita de Yoani em Cuba:

http://www.brasildefato.com.br/node/12043

IDH da ONU:

Nenhum comentário: