domingo, 20 de outubro de 2013

O Pré-Sal, o presente e o futuro do Brasil! - por Marcos Doniseti!

O Pré-Sal, o presente e o futuro do Brasil! - por Marcos Doniseti!



Em entrevista concedida ao 'Correio da Cidadania', Ildo Sauer defendeu que, antes de começar a extrair o petróleo do pré-sal, é preciso saber quanto petróleo, exatamente, tem nesta área.

Mas de que adianta deixar o petróleo embaixo do sal, por anos a fios, até ter certeza de quanto petróleo tem lá embaixo, como defende, inexplicavelmente, o Ildo Sauer? E quando este trabalho iria terminar? Daqui a muitos anos, com certeza. Até lá o país continuaria convivendo com pobreza, miséria e desigualdades em escala e dimensão inaceitáveis. 

Temos é que transformar esses recursos em riquezas e benefícios, imediatos e futuros, para o povo brasileiro, usando-os para construir um país mais rico, justo, desenvolvido e sustentável, oferecendo uma vida digna para todos os brasileiros.

E isso tem que ser feito desde já. 

E como qualquer pessoa minimamente bem informada sabe, a Petrobras, sozinha, não tem os recursos necessários para investir no pré-sal. Somente nos próximos 12 anos terão que ser feitos US$ 500 bilhões em investimentos no pré-sal. Nem a Petrobras, nem qualquer outra empresa de energia do mundo, poderia fazer algo desta dimensão sozinha. 

Endividar a Petrobras para viabilizar isso (como também defende o Ildo Sauer) é o mesmo que querer levar a empresa à falência. Daí, quem ficará com os lucros do pré-sal serão os credores da empresa e não o Estado, e muito menos o povo brasileiro.

Com o 'Regime de Partilha', criado pelo governo Lula, no mínimo 74,35% da renda líquida do pré-sal (descontado os gastos necessários para extrair o petróleo) ficará com o Estado, que poderá usar tais recursos para construir um país melhor e mais justo para todos. 

E com os investimentos no pré-sal começando a aumentar fortemente isso poderá ser feito a partir de agora e não em um futuro incerto, onde já poderemos estar sendo governados por neoliberais que irão entregar essa riqueza imensa para as 'Chevrons' da vida, tal como José Serra prometeu que o faria caso tivesse sido eleito Presidente da República em 2010. 

Portanto, vamos começar a construir imediatamente esse país onde todos possam viver com dignidade.

Afinal, quem sabe faz a hora, não espera acontecer, como já dizia Geraldo Vandré. 

Links:

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2013/10/pre-sal-exigira-investimentos-de-us-500.html

http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com.br/2013/10/leilao-do-campo-de-libra-regras.html

http://guerrilheirodoanoitecer.blogspot.com.br/2013/10/revista-neoliberal-exame-reconhece.html

http://guerrilheirodoanoitecer.blogspot.com.br/2013/10/algumas-das-vantagens-do-regime-de.html

http://www.viomundo.com.br/denuncias/ildo-sauer-chineses-vao-lucrar-muito-e-ainda-garantir-suprimento-seguro-de-petyr.html

Nenhum comentário: