domingo, 2 de outubro de 2016

Ibope e Datafolha: Um dos institutos está errando feio na pesquisa para a Prefeitura de São Paulo! - Marcos Doniseti!

Ibope e Datafolha: Um dos institutos está errando feio na pesquisa para a Prefeitura de São Paulo! - Marcos Doniseti!
A julgar pelos resultados das pesquisas Ibope e Datafolha nesta eleição, é mané mesmo. 
Vejam que absurdo que são as últimas pesquisas Ibope e Datafolha para a prefeitura de São Paulo (resultados em votos válidos).
Na pesquisa do Datafolha, Doria tem 44% dos votos válidos. E no Ibope ele tem apenas 35%. A diferença é gritante, de 9 p.p., muito além de qualquer margem de erro.

Além disso, no caso dos demais candidatos também temos grandes diferenças.

No Ibope, Russomanno tem 23%, Marta tem 19% e Haddad tem 15%.
Já no Datafolha, Haddad e Russomanno tem 16% e Marta tem 14%.
Assim, Russomanno aparece com 7 p.p. a mais no Ibope (23%) do que no Datafolha (16%). Marta também tem 5 p.p. a mais no Ibope (19%) do que no Datafolha (14%).
Somente Haddad tem índices próximos nos dois institutos: 16% no Datafolha e 15% no Ibope.
Assim, parece que os dois institutos decidiram apresentar os resultados das suas pesquisas com objetivo políticos distintos.
1) O Datafolha parece querer criar uma onda de última hora que favoreça Doria, para que o candidato tucano possa vir a liquidar a eleição no 1o. turno;
2) O Ibope, por sua vez, quer a realização de um 2o turno entre Doria e Russomanno, tirando Haddad de qualquer disputa;
3) Assim, os dois institutos tentam, de maneira diferente, tirar Haddad do 2o. turno.
O Datafolha tenta fazer isso liquidando a eleição no 1o. turno (em favor de Doria). E o Ibope tenta fazer isso colocando Haddad em 4o. lugar, atrás de Russomanno e Marta.
Amanhã teremos a desmoralização de, pelo menos, um dos institutos. Ou de ambos.
Obs: Só para lembrar - Em 1998, os dois institutos (Ibope e Datafolha) diziam que Marta, então no PT, não tinha chance alguma de ir para o 2o. turno.
As duas pesquisas mostravam Maluf liderando com folga (em torno de 40%) e diziam que Covas e Francisco Rossi disputavam a segunda vaga no 2o. turno, sendo que Marta estaria fora da disputa pela mesma. Mas, na apuração, isso não se confirmou e Marta quase tirou Covas do 2o. turno (a diferença em favor do tucano foi de poucos milhares de votos). Enquanto isso, Francisco Rossi ficou bem atrás de ambos.
Portanto, há motivos de sobra para se acreditar que os dois institutos estão tentando diminuir a velocidade da ascensão da candidatura de Haddad, que começou nos últimos dias, o que foi apontado pelos trackings (pesquisas telefônicas) de vários partidos ao longo desta semana.
Amanhã teremos o tira-teima e veremos qual dos dois institutos errou feio nessa eleição.
Links:

Pesquisa Ibope:

Nenhum comentário: